Quantitativa:
Estudo e definição dos modelos de negócios e franquia. Objetivos da Franqueadora, análise do mercado e concorrência.
Qualitativa:
Análise, planejamento e validação do plano financeiro.
2.1. Padronização de Processos
É o ato de organizar e formalizar os processos, desenvolvendo um padrão a ser seguido por todos os colaboradores. Por sua vez, um padrão é um modelo, um método, um jeito de fazer alguma coisa. Os processos de negócio de uma organização são executados por várias pessoas, que precisam entender o que é esperado delas em cada atividade em que estão envolvidas. Elas também devem saber qual o impacto desse trabalho no processo, possibilitando a compreensão da responsabilidade de cada parte.Nesse sentido, nada melhor do que estruturar e documentar a sequência de atividade em um material que possa ser consultado sempre que houver necessidade.
A Padronização de processos responde as perguntas:
2.2 Manuais de Franquia
Ao se falar em franquia, fala-se em know-how e na necessidade de sua descrição clara e transmissão para todos os franqueados. Essas informações são registradas em diversos manuais que orientam a operação e gestão da franquia e são utilizadas nos treinamentos da equipe da franqueadora, do franqueado e de seus funcionários. Existe uma grande variedade de manuais que podem ser elaborados, e a escolha sobre o número e o nível de detalhamento deles dependerá do porte da franquia e do modelo de negócio que está sendo formatado. Todas as franquias terão, agrupadas em um ou distribuídas em vários manuais, orientações para a gestão, normas, procedimentos, marketing, vendas e outras atividades da franquia. Durante nossa consultoria para a formatação da franquia, o franqueador será o principal responsável pela elaboração dos manuais, uma vez que ele detém todas as informações sobre a empresa e conhece os processos-chave da operação.
Elaboração da Circular de Oferta de Franquias e Contratos.
Uma das etapas mais importantes do processo de formatação do modelo de franquias é a estruturação formal e elaboração dos instrumentos jurídicos que formalizarão a oferta e as regras que irão reger o negócio. A partir do momento que a franqueadora começa a buscar seus candidatos, ela passa a fornecer diversas informações, algumas escritas, outras verbais, que podem fazer parte do segredo do negócio da empresa. Tudo isso precisa estar protegido por termos e contratos assinados. Além disso, no decorrer do processo, serão necessárias diversas formalizações, e avaliações jurídicas como registro de marca, redação e revisão de contratos, administração dos documentos etc. Para isso, por meio de advogados especializados e observando o disposto na legislação, oferecemos assessoria jurídica em todo o processo expansão pelo sistema de franquias.
Desenvolvimento e Avaliação de toda a Documentação necessária para o ingresso no modelo de franquias.
Nesta fase há a implantação da franquia, através de consultoria orientamos as melhores práticas para seleção de franqueados, bem como as melhores estratégias para comercialização e expansão da Franquia. A evolução natural de um negócio que prospera em seu mercado é a expansão. Esse processo pode ter diferentes formas de acontecer como, por exemplo: aumento de vendas nos mercados atuais, introdução de novas categorias de produtos, ingresso num novo mercado ainda não explorado, desenvolvimento de alianças estratégicas, desenvolvimento de novos canais de distribuição como investimento em novas unidades formando uma rede, ou mesmo a adoção de estratégias como o franchising, licenciamento ou até a internacionalização da atuação da empresa.
A decisão de expandir de forma geral envolve oportunidades e também desafios importantes. Е, por isso, o processo de expansão de uma marca exige um plano estratégico detalhado, no qual serão avaliados os canais mais adequados para cada modelo e tamanho de negócio, perfil de empresa e mercado de atuação.